Lojinha da Pat

Lojinha da Pat

15 setembro 2010

Como pintar suas próprias mechas

Como sempre tem muitas pessoas me perguntando como eu consigo fazer as minhas mechas, resolvi, num momento de muita inspiração, fotografar o passo a passo e ajudar quem quer fazer e sempre tem tantas duvidas.
Material:
Luvas
Recipiente não metálico para misturar o descolorante
Pó descolorante + Oxigenada (20, 30 ou 40 volumes)
Folhas de papel alumino (quantidade/largura variam de acordo com a quantidade de mechas que desejar fazer)
Pente com cabo fino (preferencialmente, pois ajuda a separar as mechas)
Tintas coloridas
Descolorindo:
Eu vou falar aqui um passo a passo bem básico de como descolorir. Se quiser saber mais detalhadamente como fazer a descoloracao, veja o post especifico de descoloracao, aqui no blog mesmo!!
Separe a parte dos cabelos onde serão feitas as mechas. No meu caso, é a parte de cima da cabeça. Prenda o restante dos cabelos, para evitar que os fios se misturem, durante a descoloração. Segue uma foto do cabelo já descolorido para mostrar como o cabelo estava preso (estava apenas retocando a raiz).
Como descolorir:
Misture o pó descolorante com a oxigenada (1 parte de pó descolorante para 2 partes de água oxigenada) até obter uma mistura homogênea e depois aplique nos cabelos a serem descoloridos. O tempo de ação do produto NÃO deve ser superior a 45 minuto, se não o cabelo pode danificar muito.
Lembre-se de que cada cabelo reage de forma diferente ao descolorante devido á sua estrutura, portanto, o tempo de ação varia muito de cabelo para cabelo.
Após lavar os cabelos (apenas com xampu – o ideal é usar anti-resíduos), penteie bem, para desembaraçá-los e não use condicionador. Depois, procure secar um pouco os cabelos para poder definir melhor as mechas na hora de separar (pra mim, esse processo facilita bastante!) e prenda novamente a parte que foi descolorida, para poder começar a separar as mechas.

Cabelo seco (solto) após a descoloração:

Separando as mechas
Após prender novamente, agora já descolorida a parte desejada, penteie toda a parte solta para a frente do rosto . Depois de penteada, com uma das mãos levante todo o cabelo e com o auxílio do cabo do pente, comece separando as mechas: (o pente segue sempre uma linha horizontal, fazendo a “risca”: vindo da direita para esquerda – ou vice versa):
Na foto eu já tinha separado algumas mechas (e desculpem pela qualidade das fotos, mas faço tudo soziiinha, e convenhamos que puxar, esticar, fazer a risca e fotografar soziiiiinha, fica bem difícil).
* Quanto mais grossa for a mecha, mais fácil fica para separar e também para pintar!

Com as mechas já todas separadas:
*Eu faço trancinhas pois facilita na hora de pegar as mechas e assim não fica fiozinhos soltos!
**A ultima mecha, como será a primeira a ser pintada, não há necessidade de prender!

Pintando:
Separe todas as cores que vai utilizar, já deixe os potes e todos abertos e tudo com acesso fácil.
Separe a mecha a ser colorida (sempre começando de trás para frente), e coloque todas as outras mechas para frente, pois assim a risca fica bem visível e o risco de manchar a outra mecha diminui, e passe a tinta, cobrindo SEMPRE todos os fios descoloridos! Não precisa passar muita tinta, pois se ela escorrer, pode manchar a mecha seguinte. Passe apenas a quantidade necessária para cobrir todo o loiro/mecha.

*Eu não acho necessário cobrir essa mecha com papel alumínio, porem vai de cada um! Eu apenas prendo a mecha com uma presilha, próximo á nuca.
*lave as luvas*
Passe para a mecha seguinte. Coloque-a toda para frete e comece a passar a tinta, próximo a raiz, tomando cuidado para não misturar com a tinta da mecha anterior. Depois, segure a mecha para cima e passe a tinta na “parte da frente da mecha” e em seguida, em todo o comprimento da mecha:

Depois, pegue uma folha de alumino e enrole a mecha. Coloque a folha sempre pela parte de trás da mecha, conforme foto e depois “embrulhe” a mecha. Assim evita que uma cor se misture com a outra:

Repita o mesmo processo com todas as outras mechas.
Deixe agir o tempo necessário para uma boa fixação da tinta e depois lave tudo.
**Cuidado: pois algumas cores podem manchar outras na hora da lavagem. O ideal é lavar mecha por mecha, separadamente. Depois de lavar com xampu (preferencialmente sem sal ou próprio para cabelos coloridos), pode passar o condicionador.
Seque os cabelos se achar necessário (é bom pois assim evita ficar manchando roupas).

E para finalizar o post gigantesco... segue fotos do resultado final!!
Com Flash e luz artificial branca:
Com Flash e luz artificial amarela:

Sem Flash e com luz artificial:

Sem flash e luz artificial amarela:

No sol:
Luz natural com flash:
Luz natural sem flash:



O azul acabou manchando o rosa da franja, por isso o tom rosa mais escurecido.
Nas fotos não dá pra perceber direito a divisão entre azul e roxo, mas “ao vivo” nota-se bem a divisão de mechas!
As cores que eu usei nesse tutorial são das marcas Special Effects hair Dye e Punky Color e a ordem de cores foi a seguinte: (de trás para frente) Atomic Pink, Wildflower, Atomic Pink, Wildflower, Turquoise e Atomic Pink.
Sim, o couro cabeludo fica manchado! Até lavar novamente!!
Tudo isso é possível de se fazer sozinho, basta apenas boa vontade! E prepare-se pois dá trabalho! Mas eu gosto muito do resultado, e pra mim, já compensa todo o trabalhão!
Esse tutorial é a maneira que eu faço! Se alguém fizer de outra forma, ou com outras técnicas, comentem!
Super beijo, Pat.

3 comentários:

  1. nuss essas são exatamente as cores que estou a procura! Vc ajudou muito mesmo, ja aprendi tudo direitinho! Gostaria de saber se vc tem essas cores disponíveis para venda! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Meu cabelo ficou td manchado =[ Tomei o maior cuidado na hora de descolorir, pra ficar uniforme e tal, mas num teve jeito... E agora?

    ResponderExcluir
  3. arrasou!!! nossa seu cabelo fica loirinho qnd vc descolore =)

    ResponderExcluir